quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O meu desafio para 2013

Como aqui já disse, tenho alergias. Sou alérgica ao pó e aos pólens das minhas "amigas" mimosas e afins.
Depois de muito ler, concluí que não deve ser só isto. Ando com as mãos mesmo mal, cheias de eczemas. Tenho enxaquecas quando como carne de porco e marisco. Sou intolerante à lactose.
Portanto, decidi ouvir os sinais do meu corpo e fazer uma experiência.
Comecei 2013 com um desafio: nada de lácteos (mesmo nada, nem queijo, nem iogurtes, nada), reduzir bastante na carne e ingerir mais legumes. Idealmente, gostava de fazer só uma refeição de proteína animal por dia.
O que me estava a doer na alma era o café com leite matinal, mas na ervanária aconselharam-me o leite de aveia e estou apaixonada. Adorei :) A soja é de evitar. Ao contrário do que se pensa, não se deve ingerir mais do que 2 a 3 vezes por semana e francamente o sabor do leite de soja é para esquecer.
O saldo do dia 1 de desafio é francamente positivo: acordei mais leve e mais bem disposta. Não caí em excessos só por ser dia de festa e fui recompensada hoje.
O objectivo não é emagrecer, mas quer-me parecer que vou ter esse bónus :)

Aqui está um bom resumo: What Foods to Avoid If You Have Eczema

4 comentários:

  1. Ui, este tema é-me extremamente familiar! Tenho algumas alergias (soja, coco, mexilhão, pescada, ...) e intolerâncias alimentares (leite, gluten, ...). Há uns anos quando ainda não sabia que era alérgica à soja, decidi substituir muitos dos alimentos que comia por alimentos que continham soja. Simultaneamente, comecei a inchar, o meu pescoço ficou cheio de borbulhas que me davam imensa comichão. Na altura não interliguei as duas coisas, fui ao médico e ele achou que eu tinha hipertiróide! Eu fiz análises e nada indicava isso. Depois fui voltando à minha alimentação "normal" e dei conta que estava a voltar ao peso normal, já não me sentia inchada e as borbulhas estavam a desaparecer, só aí é que comecei a desconfiar! Depois de tudo passar, decidi passar um dia a comer só coisas de soja para ver o que acontecia e tirei todas as minhas dúvidas...

    Continuo a beber leite ao pequeno-almoço apesar de ficar com o estômago pesado e demorar horas a fazer a digestão. Não conhecia o leite de aveia mas vou experimentar. Espero que encontre finalmente a minha solução!

    Adorei o teu desafio para 2013 e tenho a certeza que a tua partilha me vai trazer muitas ideias novas e momentos a-ha!

    Feliz Ano Novo!
    Sara

    ResponderEliminar
  2. Eu bebia leite com lactose reduzida, já tentaste? Uma vez em casa de um amigo provei e vi que não ficava pesada. Ainda assim, cortei de vez com o leite, vamos ver como corre :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso nunca tentei. Entretanto estava a mostrar a novidade do leite de aveia ao meu namorado aqui no teu blogue e ele diz que o leite de soja sabe a relva lol

      Eliminar
    2. LOL O leite de soja é intragável. tentei várias marcas e até o de sabor a capuccino e nem misturado com café. E soja não é alimento que eu queira ingerir todos os dias... Mas faz uma pesquisa, há "leite" de tudo! Onde comprei o de aveia há de arroz e amêndoa, pelo menos, mas sei que há de uma data de coisas: avelã, quinoa, nozes,... até dá para fazer em casa.

      Eliminar