sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Dietas e alimentação saudável

Na continuação do desafio da Sara, vou só relatar a minha experiência com dietas.
Eu não sou muito dada a "dietas", no sentido de modas malucas. Gosto de comer bem e variado e não me sentiria bem se andasse a comer ananás todo o dia ou coisas assim malucas.

Ainda assim, fiz algumas experiências, claro, quem não as fez?

Há uns anos uma amiga vendia produtos da Herbalife. Um pouco porque toda a gente experimentava, eu experimentei um frasco de batido. Saboroso, sim senhor, e em teoria até seria fantástico para eu emagrecer, porque sendo intolerante à lactose e sendo os batidos à base de leite (na altura não sabia) um batido daqueles dava para me sentir cheia e pesada durante horas e horas. Claro que só comprei um batido.
Vantagens: cumprindo o regime recomendado, emagrece-se mesmo bem e depressa:
Desvantagens: Almoçar batidos não é para mim, faz-me falta o processo de me sentar à mesa e mastigar, senão nem sinto que almocei. E ter de tomar uma data de pílulas mágicas, uma de vitaminas, outra disto e outra daquilo não me soa nada bem. (já tomei o suplemento de ómega 3 deles por causa da circulação nas pernas e esse sim recomendo, como qualquer outro suplemento de ómega 3).

No ano passado tentei a Naturhouse, incentivada por algumas colegas. Elas andava numa daquelas "dietas" com rigorosas restrições (durante x tempo não comiam rigorosamente hidratos de carbono, por exemplo) e uma data de suplementos. Eu estava a amamentar e optei por recusar tomar quaisquer suplementos pelo que vim de lá com um plano alimentar menos rígido e sem suplementos.
Vantagens: o plano é muito bom para nos lembrar do que são quantidades aceitáveis de comida. Não tive restrições de hidratos, nem de nenhum grupo alimentar e mesmo assim perdi bastante peso, o que só mostra que a reeducação alimentar é essencial.
Desvantagens: mais uma vez, suplementos e regras malucas não são para mim. E reeducar quantidades podemos fazer sozinhos...

No meio disto descobri uma coisa: eu preciso de todos os grupos alimentares, principalmente ao almoço. Comer uma sopinha sem batata ou só uma salada é muito bonito mas uma hora depois estou esganada de fome e ataco em força porcarias. Portanto, comer menos sim, mas sem prejudicar a minha saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário