sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Agenda

Eu sou fã de agendas e gosto de comprar uma nova todos os anos. Já usei organizers mas na minha profissão dá-me imenso jeito comprar uma agenda específica, que traz imensa informação útil e actualizada. Só que é uma agenda profissional, claro, e não prevê outras secções. Os organizers (ou filofax) têm imensas secções, dão para adicionar o que eu preciso... mas não têm as informações.

E ando nisto já há alguns anos, com uma agenda que nunca cumpre a 100% o que eu preciso dela... até hoje (espero eu). E depois tinha outros problemas: papéis soltos que costumava enfiar dentro do organizer (que os segurava porque tinha fecho) mas que na agenda caem, listas que não tenho onde escrever...

A Rita republicou no seu blog "The busy woman and the stripy cat" um post sobre a sua agenda. Eu li ... e plim, fez-se luz.

Hoje comprei uma modesta capa de argolas A5, folhas quadriculadas (que prefiro às de linhas), separadores e bolsas. Fiz várias "To-do list" sem pensar nas secções. Escrevi o que precisava (escritório, avença, casa, pagamentos, cobranças, etc) e depois olhei para as listas e pensei nas secções que preciso. Até ver tenho 4 secções: Inbox, Profissional, Pessoal e Finanças. Tenho duas bolsas para documentos, uma de entrada e outra de saída. Acho que vou adicionar uma para IVA (facturas para o contabilista).

E a agenda? Bem, a tal agenda porreira profissional é tamanho de a6 e portanto limitei-me a metê-la dentro da capa. Agora falta arranjar um elástico para manter a capa fechada.

Estou satisfeita a quase 100%. Uma coisa parva é venderem separadores mais pequenos que as folhas que vendem na mesma loja. Agora tenho separadores mas que não se vêem... E para já escrevi os separadores a lápis, para mudar se vir que alguma secção não resulta.

E outra coisa: agora tenho espaço para escrever as datas dos pagamentos e as referências multibanco. Detesto andar com as facturas e muitas vezes esqueço-me delas no último dia e depois não tenho como pagar. Assim arquivo logo a factura e ando sempre com a referência comigo.

Obrigada, Rita :)

1 comentário: